Conecte-se conosco

Mundo

Putin anuncia cessar-fogo temporário na guerra da Rússia contra a Ucrânia durante a Páscoa

SVT Brasil

Publicado

em

Foto: Repredução da internet

Neste sábado (19), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a suspensão temporária das operações militares contra a Ucrânia em razão das celebrações da Páscoa Ortodoxa.

A trégua, chamada de “cessar-fogo de Páscoa”, começa às 18h (horário local de Moscou) — ou 12h em Brasília — deste sábado (19), e segue até a meia-noite de segunda-feira (21), o que equivale às 18h de domingo (20) no horário de Brasília.

Declaração oficial de Putin

Em comunicado divulgado por meio de seu canal no Telegram e reproduzido por veículos da imprensa internacional, Putin declarou a suspensão de todas as ações militares durante o período da trégua.

“Ordenei a interrupção total das operações militares nesse intervalo”, afirmou o líder russo.

No entanto, o presidente deixou claro que o exército russo permanecerá em alerta.

“Nossas forças devem estar prontas para responder a qualquer violação da trégua ou provocação inimiga”, completou.

Teste para a Ucrânia nas negociações de paz

Putin ainda ressaltou que a forma como a Ucrânia reagirá à trégua de Páscoa poderá indicar o verdadeiro interesse do país em avançar nas negociações por um acordo de paz.

“A resposta ucraniana mostrará o grau de sinceridade em relação à disposição para dialogar e buscar soluções pacíficas”, destacou o presidente russo.

Contexto do cessar-fogo

O anúncio acontece em meio à intensificação dos combates no leste da Ucrânia e marca um raro momento de pausa em um conflito que já dura mais de dois anos. Apesar do gesto simbólico, ainda há incertezas sobre a adesão ucraniana ao cessar-fogo proposto e sobre sua efetiva duração.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência