Conecte-se conosco

Policial

🚨 Policiais Civis de Santo André são presos por suspeita de corrupção envolvendo rifas ilegais promovidas por funkeiros

SVT Brasil

Publicado

em

Foto: Repredução da internet

Na manhã desta sexta-feira (25), uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Corregedoria da Polícia Civil resultou na prisão de quatro policiais civis de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Eles são suspeitos de receber propina para não investigar funkeiros envolvidos em rifas ilegais nas redes sociais.

As prisões fazem parte da terceira fase da Operação Latus Actio, que investiga a relação entre influenciadores do universo do funk e integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Essa etapa também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo.

Operação Latus Actio: entenda as fases anteriores

A operação teve início em 2021, quando a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o envolvimento de donos de produtoras de funk com a facção criminosa PCC. Desde então, a Latus Actio foi dividida em fases:

  • Fase 1: Deflagrada em março de 2023, recolheu celulares e dados dos envolvidos.

  • Fase 2: Em dezembro de 2023, um investigador do 6º Distrito Policial de Santo André foi preso, outro afastado do cargo, e até um delegado foi alvo de mandado de busca. Todos passaram a responder por corrupção passiva.

No total, 16 pessoas foram indiciadas até o momento, por crimes como lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, crimes contra a ordem tributária, agiotagem e exploração de jogos ilegais.

Policiais serão ouvidos pela Corregedoria e objetos recolhidos vão para a PF

Após as prisões, os policiais civis serão encaminhados à Corregedoria da Polícia Civil. Eventuais materiais apreendidos durante os mandados serão levados à sede da Polícia Federal, que seguirá com a análise das provas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência