O projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador segue avançando. Nesta semana, o Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, alcançou 18% de execução. A informação foi confirmada na última segunda-feira (21), durante uma visita técnica realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
Durante a vistoria, o governador reforçou o compromisso do Governo da Bahia com a entrega do novo sistema de transporte, destacando que os recursos vêm de uma parceria com o governo federal, por meio de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do governo do presidente Lula.
Primeiros testes podem começar ainda em 2025
Segundo o diretor da CTB, a obra já conta com 1,6 km de via permanente finalizada, um marco histórico para projetos ferroviários no Brasil com menos de nove meses de execução. A expectativa é que até dezembro deste ano seja possível iniciar os primeiros testes operacionais, em um trecho de 2 a 4 km de extensão contínua.
Sistema moderno e com alta capacidade de transporte
O VLT de Salvador terá capacidade para transportar até 100 mil passageiros por dia, oferecendo uma alternativa moderna e eficiente de mobilidade urbana. Sob responsabilidade da CTB e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o sistema terá 36 quilômetros de extensão, com 34 paradas e investimento estimado em R$ 5 bilhões.
Três trechos em execução simultânea
A obra foi dividida em três trechos distintos, cada um executado por consórcios diferentes para acelerar a entrega do sistema:
-
Trecho 1: Da Ilha de São João à Estação da Calçada, com 16,7 km, 17 paradas e operado pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
-
Trecho 2: Liga Paripe a Águas Claras, com 9,2 km e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), sob execução do Consórcio VLT Lote 2.
-
Trecho 3: Conecta Águas Claras ao bairro de Piatã, com 10,5 km e 9 paradas, também integrando ao SMSL, e está a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.
A execução simultânea dos trechos garante maior eficiência no cronograma geral das obras.
VLT impulsiona geração de empregos na Bahia
Além dos benefícios para o transporte público, o projeto do VLT também tem contribuído para a geração de empregos formais no estado. A expectativa é de que sejam criados aproximadamente 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante o período de pico das obras.