Conecte-se conosco

Brasil

Ministro do STF da ordem de entrega de dados de contas de Allan dos Santos à Polícia Federal

SVT Brasil

Publicado

em

Foto: Repredução da internet

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, emitiu uma ordem para que as plataformas X e Meta entreguem, em até dez dias, os dados relativos a quatro contas do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A decisão atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), que requisitou informações detalhadas sobre os perfis, incluindo dados cadastrais e o endereço IP utilizado para criar as contas e publicar os conteúdos. A medida faz parte de um inquérito aberto para investigar Allan dos Santos, que é acusado de divulgar notícias falsas sobre a jornalista Juliana Dal Piva.

Em junho do ano passado, o blogueiro foi responsável por divulgar mensagens falsas atribuídas a Juliana, nas quais ele alegou um plano fictício do ministro Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Allan dos Santos, foragido desde 2021, foi alvo de um mandado de prisão expedido por Moraes, no contexto do inquérito das milícias digitais. Atualmente, ele reside nos Estados Unidos, país que decidiu o pedido de extradição formulado pelas autoridades brasileiras.

As contas do blogueiro no X estão suspensas desde fevereiro deste ano, por ordem do Supremo Tribunal Federal. No entanto, a empresa não cumpriu o pedido de envio dos dados requisitados, o que resultou em uma multa de R$ 8,1 milhões.

Tendência