Conecte-se conosco

Futebol

Cerro Porteño se pronuncia após racismo com atleta do Palmeiras

SVT Brasil

Publicado

em

O Cerro Porteño repudiou, nesta sexta-feira (7), “todo tipo” de racismo e expressou solidariedade ao atacante Luighi Hanri, do Palmeiras, que recebeu insultos durante partida entre os clubes pela Copa Libertadores Sub-20, que está sendo disputada no Paraguai.

– O Club Cerro Porteño manifesta seu total repúdio a todo tipo de atos de racismo, xenofobia e discriminação – anunciou o clube em um comunicado publicado na rede social X.

O time paraguaio, que perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras na noite desta quinta-feira (6), disse que “nenhuma provocação pode levar a esse tipo de ato reprovável”.

– Expressamos nossa total solidariedade ao jogador Luighi e reiteramos que nossa instituição condena veementemente todos os tipos de condutas de discriminação e comentários ofensivos em locais esportivos, em todo o ambiente do futebol e na sociedade – acrescentou a nota.

A agremiação ainda solicitou “apoio de todos os jogadores de futebol e da própria sociedade” para “alcançar um futebol saudável, livre de atos que prejudiquem e manchem o maior evento esportivo”. Vários torcedores do clube paraguaio insultaram e fizeram gestos racistas contra Luighi e outros jogadores brasileiros durante a partida.

Após a partida, Luighi falou à imprensa em lágrimas por causa dos insultos, reclamou da falta de ação da Conmebol e repreendeu um jornalista por não tê-lo perguntado na entrevista sobre os insultos de uma parte do público.

A Conmebol publicou uma nota no X na qual “repudia categoricamente qualquer ato de racismo ou discriminação” e anunciou que “implementará as medidas disciplinares correspondentes”. O Palmeiras anunciou que vai pedir sanções para punir todos os envolvidos em “mais esse episódio repugnante de discriminação”.

*EFE

Tendência